10 DE JULHO - QUINTA-FEIRA - SÉRIE CATUAÍ
Cine Teatro Universitário Ouro Verde - Londrina, PR
10 de Julho de 2025, 20:30 às 22:00
10 DE JULHO - QUINTA-FEIRA - SÉRIE CATUAÍ
Descrição do evento
A Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual de Londrina traz ao palco, nos dias 10 e 11 de julho, o renomado violinista Rodrigo de Oliveira como solista de uma das mais importantes e difíceis obras do repertório violinístico - o Concerto para Violino (Op. 35) de Tchaikovsky. Composto em 1878, após um período de vida conturbado, Tchaikovsky entusiasmou-se com as possibilidades de uma obra para violino solo e orquestra depois de ouvir uma composição do francês Édouard Lalo. Tal foi o entusiasmo dispendido ao compor que, Leopold Auer, amigo de Tchaikovsky que dirigia o departamento de violino do Conservatório de São Petersburgo, devolveu-lhe a obra chamando-a de “impraticável” e, somente três anos mais tarde, Adolf Brodsky aceitou o desafio e estreou o concerto com a Filarmônica de Viena.
O programa inclui ainda a Sinfonia nº 8 de Beethoven, que abrirá a noite de concerto. Composta no verão de 1812 - um período de luta pessoal na vida do compositor, marcado pela famosa carta à “Amada Imortal”, conflitos familiares e problemas de saúde -, a Oitava Sinfonia, no entanto, não é uma composição sombria e melancólica, mas sim leve e bem-humorada. Longe de refletir a melancolia daquele momento, a obra revela um Beethoven espirituoso, que opta por uma escrita mais simples e conservadora, ao estilo clássico de seu mentor sinfônico, Haydn.
Este é o segundo concerto "Série Catuaí" de 2025 e a regência será do nosso Diretor Artístico e Regente Titular, Rossini Parucci.
MEIA-ENTRADA
- Estudantes, idosos, pessoas com deficiência e jovens de 15 a 29 anos com cadastro para programas sociais do governo federal e cuja renda seja de até dois salários mínimos: com apresentação de documento comprobatório.
- Professores – apresentar documento comprobatório.
- Doadores de sangue – apresentar documento que comprove registro em hemocentro e bancos de sangue de hospitais do estado do paraná.
- Pacientes com câncer (lei estadual 18.445, de 5 de fevereiro de 2015)
Decreto nº 8.537 de 5 de outubro de 2015 que regulamenta a nova lei da meia-entrada (Lei n° 12.933/2013) e o Estatuto da Juventude (Lei n° 12.852/2013), garante que 40% dos ingressos de um evento sejam destinados à meia entrada.
ASSENTOS
Este concerto possibilita a escolha de assentos específicos no momento do pagamento.
ACESSIBILIDADE
Os assentos do Setor 3 não contam com acessibilidade, por conta do tombamento do Teatro Ouro Verde. Além disto, é preciso ter atenção redobrada com as escadas deste setor. Os Setores 1 e 2 já contam com acessibilidade.
ESPAÇO PARA CADEIRANTE
Informamos que o Teatro Ouro Verde possui 10 espaços para cadeirantes (PNE), no Setor 1, com venda de ingressos específico para este público. Os assentos ao lado destes espaços são para acompanhantes deste público e podem ser adquiridos separadamente.
CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: 7 anos de idade
A classificação indicativa para este programa é a partir dos 7 anos, considerando que nessa idade as crianças já possuem uma capacidade maior de concentração e aproveitamento. Recomendamos que os pais optem por assentos de fácil acesso à saída do teatro, caso seja necessário sair devido a criança ficar excessivamente inquieta. Pedimos gentilmente o bom senso e a compreensão dos acompanhantes das crianças, visando preservar o direito de todos os espectadores de desfrutarem com tranquilidade das apresentações da orquestra.
Local
Cine Teatro Universitário Ouro Verde
Termos e políticas
Cancelamento de pedidos
Solicitações de cancelamento de pedidos serão aceitas até 7 dias após a compra, contanto que sejam enviadas com pelo menos 48 horas de antecedência ao início do evento.
Troca de titularidade
Você poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez, desde que seja alterado em até 24 horas antes do início do evento.