16 DE OUTUBRO - QUINTA-FEIRA - SÉRIE ARÁBICA
Cine Teatro Universitário Ouro Verde - Londrina, PR
16 de Outubro de 2025, 20:30 às 22:30
16 DE OUTUBRO - QUINTA-FEIRA - SÉRIE ARÁBICA
Descrição do evento
A Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual de Londrina realiza nos dias 16 e 17 de outubro o quarto concerto “Série Arábica” da Temporada Ouro Verde 2025, sob a regência do Maestro Titular Rossini Parucci.
A Sonata para Cordas “O Burrico de Pau”, do compositor brasileiro Carlos Gomes, será a peça de abertura. O curioso subtítulo é dado ao movimento final da Sonata, onde Carlos Gomes retrata um sonho em que se via indo para o céu montado num burrico de pau. Neste movimento, ele se diverte criando sons musicais que imitam o zurro do burrico, “ii-ó, ii-ó”. O movimento começa com um ritmo constante de galope, depois o burrico protesta, ouvimos o zurro, e então a jornada continua até um final empolgante.
Na sequência, o solista Jussival Rocha dos Santos, flautista da OSUEL, executará duas obras lindíssimas: primeiro, a Dança dos Espíritos Abençoados de Christoph Willibald Gluck e, depois, o Andante para Flauta de Wolfgang A. Mozart.
A Dança dos Espíritos Abençoados, da ópera Orfeu e Eurídice, é uma das melodias mais encantadoras já escritas. Ela retrata o canto triste de Orfeu, um músico lendário da mitologia grega que viajou ao submundo para implorar pela libertação de sua falecida esposa, Eurídice. A execução da lira por Orfeu foi tão inspiradora que os espíritos do submundo se comoveram até as lágrimas e atenderam ao seu pedido de devolver Eurídice, com a condição de que ele não a olhasse até que chegassem à terra dos vivos. Infelizmente, Orfeu não conseguiu resistir aos apelos de sua bela esposa para que a olhasse, e ela caiu novamente na escuridão da morte, deixando Orfeu devastado e sozinho.
O Andante para Flauta, composto em 1778, surgiu como uma possível alternativa para o segundo movimento de um dos concertos encomendados por Ferdinand De Jean, um flautista amador da Holanda. Mozart concluiu parcialmente a encomenda e, de qualquer forma, o Andante acabou se tornando uma peça de concerto independente.
Por fim, a Sinfonia nº 29 de Mozart encerrará a noite. Composta em 1773/74, após uma viagem a Viena acompanhado de seu pai, Mozart, com apenas 18 anos de idade, voltou da capital imperial com os horizontes ampliados após ter contato com as obras mais recentes de seu amigo e ídolo Joseph Haydn. A Sinfonia nº 29 é considerada um momento crucial na trajetória de Mozart, representando um salto em termos de maturidade composicional em relação às suas obras anteriores.
MEIA-ENTRADA
- Estudantes, idosos, pessoas com deficiência e jovens de 15 a 29 anos com cadastro para programas sociais do governo federal e cuja renda seja de até dois salários mínimos: com apresentação de documento comprobatório.
- Professores – apresentar documento comprobatório.
- Doadores de sangue – apresentar documento que comprove registro em hemocentro e bancos de sangue de hospitais do estado do paraná.
- Pacientes com câncer (lei estadual 18.445, de 5 de fevereiro de 2015)
Decreto nº 8.537 de 5 de outubro de 2015 que regulamenta a nova lei da meia-entrada (Lei n° 12.933/2013) e o Estatuto da Juventude (Lei n° 12.852/2013), garante que 40% dos ingressos de um evento sejam destinados à meia entrada.
ASSENTOS
Este concerto possibilita a escolha de assentos específicos no momento do pagamento.
ACESSIBILIDADE
Os assentos do Setor 3 não contam com acessibilidade, por conta do tombamento do Teatro Ouro Verde. Além disto, é preciso ter atenção redobrada com as escadas deste setor. Os Setores 1 e 2 já contam com acessibilidade.
ESPAÇO PARA CADEIRANTE
Informamos que o Teatro Ouro Verde possui 10 espaços para cadeirantes (PNE), no Setor 1, com venda de ingressos específico para este público. Os assentos ao lado destes espaços são para acompanhantes deste público e podem ser adquiridos separadamente.
CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: 7 anos de idade
A classificação indicativa para este programa é a partir dos 7 anos, considerando que nessa idade as crianças já possuem uma capacidade maior de concentração e aproveitamento. Recomendamos que os pais optem por assentos de fácil acesso à saída do teatro, caso seja necessário sair devido a criança ficar excessivamente inquieta. Pedimos gentilmente o bom senso e a compreensão dos acompanhantes das crianças, visando preservar o direito de todos os espectadores de desfrutarem com tranquilidade das apresentações da orquestra.
Local
Cine Teatro Universitário Ouro Verde
Termos e políticas
Cancelamento de pedidos
Solicitações de cancelamento de pedidos serão aceitas até 7 dias após a compra, contanto que sejam enviadas com pelo menos 48 horas de antecedência ao início do evento.
Troca de titularidade
Você poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez, desde que seja alterado em até 24 horas antes do início do evento.